Em determinada hora do dia, o Sol projeta a sombra de um poste de iluminação sobre o piso plano de uma quadra de volei. Nesse instabte, a sombra mede 16m. Simultaneamente, um poste de 2,7m, que sustenta a rede, tem a sua sombra projetada sobre a mesma quadra. Nesse momento, essa sombra mede 4,8m. A altura do poste de iluminação é de:
a) 8,0 m
b) 8,5 m
c) 9,0 m
d) 7,5 m

2

Respostas

2014-03-18T15:22:24-03:00
Para resolver essa questão, utilize o Teorema de Tales. 

Você tem:

poste de iluminação: x
poste da rede         : 2,7 m 

sombra do poste de iluminação: 16m
sombra do poste da rede         : 4,8m

Com esses dados você monta a proporção. 

2,7   x  
 4,8      16

Multiplicamos denominador da 1ª fração pelo denominador da 2ª e vice versa.

43,2 = 4,8x

isolamos o x:

x = 43,2
       4,8

x = 9 metros a altura do poste de iluminação.


É isso.


1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-18T15:24:43-03:00

Regra de três simples

16 ⇒  x

4,8⇒2,7


multiplicando em cruz, fica:


4,8x = 43,2

x= 43,2 / 4,8

x = 9

2 5 2
obrigado a rua resposta foi coerente c o jeito em que eu estou estudando!!
Disponha.][