Respostas

2014-03-18T17:11:15-03:00
A presença da clorofila, responsável pela coloração verde das folhas.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-18T17:11:17-03:00
As plantas nas suas folhas, e não só, contêm pigmentos com diversas funções. Estes pigmentos podem apenas ter a função de conferir cor ás plantas, ou seus órgãos(como no caso das flores, o que é uma vantagem, atraindo os insectos que intervêm na polinização), ou outras funções vitais para as plantas. Nas folhas as plantas apresentam pigmentos como as clorofilas (a e b), o carotenoides (xantofilas, carotenos), alem de outros. Estes pigmentos intervêm na fotossíntese, processo pelo qual a planta obtêm/produz alimento. Mas são as clorofilas que conferem a cor verde das folhas ( e são também o principal pigmento na fotossíntese), pelo que a maioria das plantas têm folhas verdes. As outras plantas com folhas de outra cor têm outros pigmentos em maior quantidade como os carotenoides, que conferem a cor avermelhada. Quando por exemplo, no outono, as folhas que caem mudam de cor, isso deve-se ao facto de a clorofila (verde) deixar de ser produzida, e os outros pigmentos como carotenoides (vermelhos, laranja) sobresairem. 
espero ter ajudado. abraço
1 5 1