Respostas

A melhor resposta!
2014-03-18T18:24:52-03:00
Na Europa, antes do Imperialismo, apenas dois países eram uma potência: Inglaterra e França. Após o avanço da Segunda Revolução Industrial, novas potências foram surgindo, como Alemanha, Holanda, Bélgica, Espanha, Itália e etc. Transformando o continente europeu em um grande mercado consumidor: mais concorrência e disputas. (Período entre 1870 até 1914)

Para entender como aconteceu, é preciso saber sobre o POSITIVISMO. Segundo Comte, a revolução do conhecimento humano deve se basear na observação e experiência. Ele afirmava que a ciência seria capaz de dominar o mundo (CONSERVADORISMO), ou seja, apenas quem possuía tal conhecimento seria capaz de tomar decisões políticas e evoluir.

Com tantas novas potências, houve uma grande necessidade de novos mercados, matérias primas e mão de obra barata. Foi quando ocorreu a "Partilha do Mundo", que foi a divisão da África e da Ásia entre os países europeus, cada um ficando com uma parte dos territórios (queriam também ampliar o comércio marítimo).

Como desculpa para ocupar essas terras, utilizaram a ideia do Darwinismo social e da missão civilizatória. Eles diziam que estavam ali para levar a cultura e educa-los, para criar uma civilização nesses locais. Caso não cooperassem, iriam utilizar da diplomacia do canhão.

Em 1884/1885, houve a Conferência de Berlim (14 potências da Europa + EUA + Rússia) onde fizeram a divisão geopolitica da África de acordo com o interesse político de cada um.
2 5 2
2014-03-18T18:25:28-03:00
.imperialismo: é, essencialmente, a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.

Imperialismo é a politica de dominaçao de certos paises 
Como a China , Eua , Inglaterra etc fizeram 
As consequencias são 
Aculturação e Guerras. A principal consequencia foi a 1ª guerra mundila!! espero ter te ajudado !!
1 5 1