Respostas

A melhor resposta!
2014-03-18T21:10:02-03:00
Olá Heloisa!

Esse é um tema muito complexo. Não dá para fazermos um resumão em poucas linhas, mesmo porque faltariam inúmeros detalhes.

Vendo de uma forma geral, podemos destacar que a Colonização da América foi feita por Portugueses e Espanhóis nos séculos XIV e XV. Eram colônias de exploração, ou seja, colônias em que os europeus chegavam no território dominado e exploravam todos os meios possíveis em troca de riqueza para sua metrópole. Um grande exemplo disso foi a exploração do Pau-Brasil, em que os Portugueses nos sugaram até a "alma" em troca dos lucros que o produto gerava na Europa. Outro fator importante também foi a implantação do Catolicismo. Por serem países altamente cristãos, Portugal e Espanha implantaram missões jesuítas em suas explorações. Funcionava meio que assim: Os dominadores chegavam nos índios (nativos da época) e impunham sua religião afirmando que o Catolicismo era superior às religiões indígenas...

Com a imposição da religião nas Missões Jesuítas, houve a troca de conhecimento feito pelos índios aos europeus. Com o domínio das atividades agropecuárias e já com experiências oriundas da Europa, só foi questão de tempo para que o trabalho escravo indígena fosse imposto, já que agora os Europeus não precisavam mais da troca de conhecimento. No Brasil o trabalho escravo indígena não deu certo, então os portugueses adotaram o trabalho escravo negreiro.

Como eu disse, é uma história muito complexa, mas acredito que se você pegar os pontos chave como: Implantação Religiosa, Trabalho Escravo e Desenvolvimento da Economia através da Exploração, você certamente conseguirá uma boa contextualização.

Espero ter ajudado!
1 5 1
2014-03-18T21:15:35-03:00
A colonização da América foi inicialmente povoada por povos indígenas , durante milhares de anos desenvolveram-se civilizações por todo o continente, tal como os maias, os astecas e os incas, entre outros. Apesar dos vikings terem explorado e estabelecido bases nas costas da América do norte a partir do século X, estes exploradores aparentemente não colonizaram a América, limitando-se a tentar controlar o comércio de peles de animais e outras mercadorias da região. Os europeus, iniciaram a colonização da América depois da sua descoberta que resultou da procura de uma rota marítima para a Índia, que era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial no “velho continente”. Ao navegarem para oeste, encontraram o “Novo Mundo”.