Respostas

2014-03-18T21:34:01-03:00
Olá, tudo bem?

O novo colonialismo, também chamado de Imperialismo ou Neocolonialismo é o processo em que um país, ou um grupo de países, buscam uma extensão territorial não somente para dominar e criar colônias de exploração, como no velho colonialismo. Agora seus objetivos são encontrar mão-de-obra barata e um mercado consumidor.

Pela pergunta, acredito que você deve estar estudando algo pós Revoluções Industriais. Você pode perceber que logo após as 2 Rev. Industriais, os países que se destacam são Inglaterra e França. Eles ficam praticamente que "doidos" para ver quem consegue dominar os países africanos, pois além de ter uma posição geográfica estratégica (comércio marítimo), eles também têm uma mão-de-obra barata (quase escravidão, depois eu digo porque não é) e matéria- prima para seus produtos.

Não temos o trabalho escravo nessa época por um simples motivo: a ampliação do mercado consumidor. Pensa comigo:se eu não pagar um  salário (mesmo sendo baixo) para o trabalhador que se 'mata" na colheita de matéria-prima ou nas indústrias, se estiver na Europa, quem comprará meus produtos? Aí onde entra a exploração. Muitas horas e péssimas condições de trabalho para um salário baixíssimo. Agora que o trabalhador tem o salário ele tem que comprar roupa, comida etc. De quem eles compravam? Exatamente, das próprias indústrias (sejam elas na Europa ou fora da Europa). A abolição da escravidão se deve à isso. A Lei Eusébio de Queiroz aqui no Brasil fala justamente disso. Ou seja, não acabaram com a escravidão por motivos éticos e sim por interesses econômicos.

Além da questão da procura de matéria-prima, mão-de-obra barata os países dominadores também impunham a religião, língua e costumes nos países colonizados.

Resumindo: Velho colonialismo: colônia de exploração visando lucros para a metrópole
                  Novo colonialismo (Imperialismo/ Neocolonialismo): expansão da área territorial e implantação do mercado consumidor (aí você leva em consideração todos os tópicos que eu disse para você anteriormente).

Espero ter ajudado!