Num relógio digital, as horas são exibidas por meio de quatro algarismos. Por exemplo, ao mostrar 00:00 sabemos que é meia-noite e, ao mostrar 23:59 sabemos que falta um minuto para meia-noite. Quantas vezes por dia os algarismos são pares? a)60 b)90 c)105 d)180 e)240

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-03-19T10:10:54-03:00
Princípio da multiplicação:
Temos 4 algarismos no relógio AB:CD
em A, podemos ter {0,2} = 2 algarismos

Para A = 0, temos
em B, podemos ter {0,2,4,6,8} = 5 algarismos
em C, podemos ter {0,2,4} = 3 algarismos
em D, podemos ter {0,2,4,6,8} = 5 algarismos
5.3.5 = 75

Para A = 2, temos:
em B, podemos ter {0,2} = 2 algarismos
em C, podemos ter {0,2,4} = 3 algarismos
em D, podemos ter {0,2,4,6,8} = 5 algarismos
2.3.5 = 30

75+30 = 105 (Letra C)
3 3 3
Outra forma de resolução:

Nos dois primeiros podemos ter: 00, 02, 04, 06, 08, 20 ou 22 (7 opções)
Nos dois últimos podemos ter: 00, 02, 04, 06, 08, 20, 22, 24, 26, 28, 40, 42, 44, 46 ou 48 (15 opções)
7.15 = 105 (Letra C)
Obrigado, me ajudou muito!!!
2014-03-19T10:34:41-03:00
Resposta correta C
faz as conta entre dois e dois