Respostas

A melhor resposta!
2014-03-19T11:54:50-03:00
O vassalo oferecia ao senhor/suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.
O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, que em troca deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano.
Os suseranos davam proteção militar e prestavam assistência judiciária aos seus vassalos, recebiam de volta o feudo, caso o vassalo morresse sem deixar herdeiros, proibiam casamento entre seus vassalos e pessoas que não lhe fossem fiéis, etc.
Os vassalos prestavam serviço militar, durante certo tempo, a seu suserano, libertavam o suserano caso ele fosse aprisionado, compareciam ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado, entre outros.
1 5 1
2014-03-19T11:57:23-03:00
É um sistema utilizado na Idade Média, nos feldos. O Senhor feudal é o suserano quando "empresta" parte de suas terras para um vassalo que fica cumprindo uma série de obrigações, como a mão morta, entre outras.