Respostas

2014-03-19T14:42:55-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vogal - a,e,o
Semi vogal - i,u


Ex:História,água,Maria,etc.
A melhor resposta!
2014-03-19T14:49:23-03:00
Vogal: É o som limpo da vogal! Veja abaixo, todas são vogais. 

exemplo: sapato, piriquito, saúde, país, baú 

Em "país" e "baú" têm ambas duas sílabas (as vogais se separam) e formam um som limpo da vogal; 

pa-ís 
ba-ú 

- Semivogal: Se unem a uma vogal, formando uma sílaba. Perceba o som da segunda vogal que está na mesma síliba! 

exemplo: 

- pai: "a" é vogal e o "i" semivogal 
- mão: "ã" é vogal e "o" semivogal 
- peixe: "e" é vogal e "i" semivogal 
- ameixa: "e" é vogal e "i" semivogal 

Em "pai" e "mão" têm ambas uma única sílaba (as vogais ficam juntas), então, tem-se uma vogal e uma semivogal. 
1 5 1