Respostas

2014-03-19T15:33:58-03:00
A bainha de mielina é uma éspecie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância p/ a nossa saúde.Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. Sua destruição pode provocar doenças como: 

Esclerose múltipla: este tipo de patologia leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas do sistema nervoso central (estruturas do cérebro). Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente, levando-o à fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora causando dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores, e formigamento em partes do corpo.
1 5 1
2014-03-19T15:37:25-03:00
A bainha de mielina é estrutura lipídica que envolve o neurônio em intervalos deixando livre apenas alguns pontos onde ocorre potenciais de ação. Esses pontos livres são chamados de nódulos de Hawier. A bainha é importante pois isola áreas do neurônio, o que permite que impulso nervoso ande muitas vezes mais rápida, já que as de bainha, não precisam ser despolarizadas.
1 5 1