Respostas

A melhor resposta!
2014-03-19T16:43:07-03:00
A sociedade feudal era dividida em estamentos, ou seja, diferentes grupos sociais. 

Os três principais eram: 

1. Nobreza - eram os grandes proprietários de terras que também se dedicavam ao serviço militar. Haviam os senhores feudais: o único proprietário do feudo. Ele exercia a justiça sobre todos os que viviam sob sua proteção e interferia na vida pessoal das famílias servis. 

2. Clero - o clero era constituído por membros da igreja Católica e era formada pelo alto clero e baixo clero. Alto clero dirigia a Igreja, administrava suas propriedades agrárias e tinha grande influência política e ideológica. O clero era muito rico,a partir do momento em que passou a receber doações dos católicos. 

3. Os servos - eles eram a maioria da população camponesa. Eram os trabalhadores que sustentavam a estrutura feudal e não homens livres. Eles produziam alimentos, roupas e outros. Eram presos ao senhor feudal. 

Além destes três estamentos, haviam alguns escravos , os vilões,que era homens livres que trabalhavam para os senhores feudais, mas não eram presos à terra. Haviam também os ministeriais que administravam os feudos em nome do proprietário. 

Havia também uma população formada por pequenos mercadores e artesãos. 
3 5 3
2014-03-19T17:37:52-03:00
Foram distribuidos entre os servos, o clero e a nobreza
1 5 1