Respostas

2014-03-19T21:40:42-03:00
Influenciou não somente correntes teóricas das áreas de Filosofia, Economia e Sociologia, mas também as visões políticas q consolidavam definitivamente a classe trabalhadora como sujeito históricos. As influências de seu pensamento foram tão profundas q marcaram e marcam até hj as visões políticas de sindicatos, partidos e, em casos extremados, a influência chegou a culminar em revoluções em diversos países.  
5 3 5
A melhor resposta!
2014-03-19T21:51:37-03:00
Sua importância está em sua contribuição para a sociologia e para a História, ao criar conceitos como "materialismo histórico", "mais-valia","luta de classe" e reformular o conceito de classe social sob uma pespectiva nova,onde a classe social do indivíduo era definida não apenas pela sua localização no processo produtivo, mas também quando este alcançasse a consciência de que fazia parte de uma classe. Assim, acabou por elaborar novas teorias a respeito de introdução de mudanças na sociedade a partir da classe explorada, o que, em sentido amplo, deu margem para a criação do Direito do Trabalho em praticamente todos os países do mundo pela burguesia, a fim de fazer frente aos ideais revolucionários marxistas. Marx também trouxe para a pauta das discussões intelectuais questões relativas ao "Poder" exercido pela classe dominante através de "aparatos ideológicos", que seriam uma espécie de "inversão do real", utilizado pela burguesia para manter o controle sobre o resto da sociedade. Em suma, Karl Marx foi o criador de uma doutrina social que serviu de base para a construção de Estados socialistas durante o século XX, como a URSS, China, Cuba,Iugoslávia,Coréia do Norte, Camboja,e outros...
9 4 9