Em tabela agrupada eh necessario evitar criar classes em que a frequencia absoluta seja zero. no entanto, em alguns casos isso se torna tarefa dificil. explique que situaçao eh essa e se eh possivel contorna-la de alguma forma?

2
Desculpe-me mas não estou entendendo. Se voce disser que uma classe tem frequencia absoluta igual a zero, tudo bem. A soma das frequencias absolutas deve ser igual ao tamanho da amostra. Porque a frequancia é a contagem do numero de vez que o elemento aparece na amostra, é o "peso" dos valores, ou o numero de elementos observados no intervalo da classe.

Respostas

2014-03-19T23:50:49-03:00

Bom è dificio sim não da para evitar pois se fosse mais 1 daria para dividir pro outro lado e teremos 2 como è`diferente não tem solução.
2014-03-20T01:16:40-03:00
Acho que agora entendi o que diz o enunciado.
Para montar uma tabela de distribuição com classes. O numero de classes e a amplitude são calculos matematicos,  e normalmente são feitos durante o planejamento do estudo e não apos a tabulação dos resultados.
Quando da tabulação das observações, pode ocorrer de não haver observações para uma determinada classe, o que define sua frequencia como zero.
A forma de contornar esta ocorrencia é revendo o numero de classe, partido da analise  da amplitude adotada, aumentando-a ou diminuindo-a.