COCA-COLA: RECORDE DE MARKETING NAS OLIMPÍADAS

Os Jogos Olímpicos de Londres já significam um marco histórico na estratégia de Marketing da Coca-Cola. Nunca antes a empresa investiu em tantas ativações durante este tipo de evento realizado a cada quatro anos.

São inúmeras iniciativas, todas com um objetivo integrado: posicionamento de marca mundial relacionado ao esporte. Para se ter ideia, durante o revezamento da tocha olímpica, patrocinado pela Coca-Cola, cerca de 1.300 pessoas tiveram a oportunidade de carregar o símbolo olímpico nas 8.000 milhas através do Reino Unido. Além disso, os mais de 14.000 atletas, 7.000 administradores, 20.000 trabalhadores e voluntários estão consumindo as bebidas adequadas para hidratação pessoal no próprio Parque Olímpico.

Está sendo veiculada também a campanha mundial “Move to the Beat” (Entre no Ritmo). Aproveitando a paixão dos jovens pela música, a ação publicitária funde o ritmo de Londres ao esporte olímpico. Veja o filme de 60 segundos:

http://www.youtube.com/watch?v=_bgVbBvp4X8

Em Londres, foi montada a Academia de Esportes Powerade. No local, atletas amadores têm oportunidade de treinar com profissionais do boxe, basquete, natação, entre outros. A iniciativa acompanha a estratégia mundial dos programas de atividades físicas que a Coca-Cola realiza com mais de 110.000 jovens em mais de 100 países diferentes.

Aposta no multimídia

Atenta ao fato de que estas Olimpíadas são as primeiras com redes sociais e mobile às mãos do público em geral, a Coca-Cola investiu fortemente em recursos multimídia, como: webTV, aplicativo móvel e redes sociais.

Desde o último dia 30 de julho até o próximo dia 10 de agosto, está disponível a Beat TV. No canal, há desde show ao vivo, desafios esportivos até o lado social do evento.

Outro recurso interessante é o aplicativo móvel para celulares (iOs e Android) em que os usuários podem criar seu “Ritmo” pessoal. Segundo dados da empresa, mais de 3,3 milhões de pessoas já fizeram download do aplicativo.

Nas redes sociais, a empresa está atualizando diariamente os seus perfis no Twitter, no YouTube e Facebook.

Sabendo do impacto dos seus produtos ao meio-ambiente, a Coca-Cola também se dispôs a distribuir as bebidas em garrafas recicladas e, ainda, reciclá-las novamente após o consumo.

Fonte: http://mundodomarketing.com.br/blogs/mundo-do-marketing-esportivo/ultimas-noticias/24849/coca-cola-recorde-de-marketing-nas-olimpiadas.html

1) A partir dos conteúdos estudados nas aulas 01 e 02 da disciplina, nas quais foram estudados o processo de comunicação através do modelo de Lasswell e o conceito de comunicação empresarial, identifique todas as atividades de comunicação realizadas pela Coca-Cola para os Jogos Olímpicos de Londres; classifique os canais utilizados pela organização em cada uma delas; e indique qual mensagem foi utilizada para dar unicidade a essas ações.

1

Respostas

2014-03-20T13:17:26-03:00
Respondo pra você, precinho camarada!