Respostas

2014-03-20T14:29:42-03:00
Os compostos encontrados nos seres vivos podem ser: proteínas, açúcares, lipídios, ácidos nucléicos, vitaminas e sais minerais. Eles são chamados de compostos orgânicos, com exceção dos últimos, que constituem substâncias inorgânicas. 
As proteínas são os principais compostos estruturais dos tecidos, funcionando como a principal matéria-prima constitutiva da estrutura das células e formando fibras (colágenas, elásticas) que constituem material extracelular dos tecidos conjuntivos. Elas também desempenham a função de enzimas, controlando todo tipo de reação química que ocorre nos organismos vivos. Outras proteínas atuam na defesa do organismo como anticorpos. 

Os açúcares são compostos orgânicos também conhecidos como carboidratos ou hidratos de carbono. Os mais simples são os monossacarídeos, contendo de 3 a 7 carbonos e com fórmula geral C(H2O). Entre eles encontram-se a glicose e a frutose, formadas de 6 carbonos. A glicose desempenha importante papel no metabolismo, sendo utilizada no processo de respiração celular, na presença de oxigênio, para obtenção de energia. A união de dois monossacarídeos resulta nos chamados dissacarídeos como a sacarose (glicose + frutose) ou a lactose (glicose + frutose). Os polissacarídeos são açúcares formados pela união de dezenas, centenas ou milhares de monossacarídeos. Os principais exemplos são o amido (material de reserva das plantas), glicogênio (semelhante ao amido, material de reserva dos animais) e celulose (material de construção das paredes celulares das plantas).