A civilizaçao romana e as migraçoes barbaras

Peça mais detalhes ao usuário Costelinha

Respostas Sair

A civilização romana foi um império gigantesco que dominou boa parte da Europa durante séculos. A capital era a cidade de Roma, que ainda hoje é o centro político-administrativo da Itália. 

Com um bom domínio técnico, conhecimento adquirido dos gregos, bons exercidos, os romanos apresentavam uma forte influência sobre todos os povos do mundo conhecido por eles naquele tempo. 

Como consequência desse domínio, hoje temos uma grande quantidade de idiomas que são descendentes do latim, tais como o português, o espanhol, o italiano, o francês, o romeno, galego, catalão, dentre outros. O próprio inglês sofreu influência, pois o francês dos povos normandos que invadiram a Inglaterra influenciou o idioma. 

Os povos bárbaros, em geral tribos nômades, estavam nas vizinhanças do império romano ou escravizados pelos romanos. 

Por uma série de fatores, tais como epidemias que dizimaram um grande número de pessoas, a desorganização política, a dificuldade de coordenar um império tão enorme, levaram ao enfraquecimento dos romanos. 

Nesse sentido, os bárbaros invadiram as cidades romanas, destruindo, estuprando, matando e roubando tudo o que podiam levar. Como resultado, até hoje atribuímos o adjetivo de "comportamento bárbaro" ou "vândalos" (nome de um povo bárbaro) às pessoas que destroem, criam confusões e coisas do tipo.

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas