Respostas

A melhor resposta!
2014-03-20T19:19:58-03:00
FUTSAL 
Conceitos Técnicos 
“O futsal deve ser conceituado tecnicamente como esporte acíclico coletivo, com fins diferenciados. Ele é Acíclico devido as suas variáveis em toda sua movimentação. Os jogadores a todo o momento executam ações que visem quebrar uma marcação mais acirrada, tentando se sobressair individualmente. Como em todo esporte, a idade escolar passa a ser uma fase fundamental na vida da criança, chamada de formação básica por alguns especialistas, devemos trabalhar o desenvolvimento motor, as correções de vícios posturais, etc. Essa formação começa na faixa etária de dos 06 anos e prolonga-se até os doze anos aproximadamente. A formação específica, que é a fase da adolescência, visa assegurar a base para futura obtenção de performance máximas. Compreende a faixa etária que vai dos doze anos, prolongando-se até 18/20 anos de idade. Período de performance, o atleta torna-se um especialista, e é considerado um período de alta produção. Podemos dividir o futsal, conforme suas aplicações práticas e suas formações básicas, pelas diferentes etapas da vida esportiva”. 

Futsal Recreativo: “Início da prática esportiva, buscando a integração do indivíduo na modalidade esportiva, fazendo com que tenha o gosto pela modalidade e pratique sob forma de lazer. Essa situação pode ser vivenciada pelas crianças em período de formação e movimentos naturais. O sexo feminino vem cada vez mais se interessando pela prática dessa modalidade, deve ser incentivada a através do lazer inicialmente”. 

Futsal Educativo: “Deve obedecer os princípios pedagógicos do esporte, com iniciação dos movimentos básicos e fundamentos que envolvem a modalidade esportiva. O aprendizado está em primeiro plano, e vai de encontro ao direcionamento de crianças e jovens para futuras competições. Lembramos que o aprendizado não é apenas técnico, mas principalmente os aspectos psicológicos que permeiam a questão de vitória e derrota”. 

Futsal Competitivo: “A competição propriamente dita, tem um caráter de formação de atletas de alto rendimento. Deve ser colocado um planejamento onde exista o chamado treinamento total. O trabalho consta de treinamento físicos, técnicos, táticos, psicológicos e complementares, chamados de treinamento invisível, com assistências médicas, fisioterápicas, alimentares, massagem, uniformes, etc. As vitórias e derrotas estão plenamente envolvidas neste contexto. O futsal passa a ser trabalhado por profissionais que estejam visando uma formação de atletas em busca de altas performances e desempenho esportivo.
1 5 1
2014-03-20T19:20:23-03:00
E uma modalidade do futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de apenas 5 jogadores.