Respostas

2013-05-20T15:52:46-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

natyy, são muitos passos que você tem que dar. Começando do princípio (óbvio...), das decisões mais básicas:

 

Redação, texto e "escrevi um negócio aí" são sinônimos e significam "um negócio aí que você escreveu". O primeiro passo é sair dessas palavras que significam tudo e nada. Você tem que dar um nome para esse negócio que você vai escrever, e depois vai dar um destino para ele.

 

1 - O que você vai escrever?

Tá, que é redação a gente sabe, mas sua redação é o quê? é uma dissertação? Uma receita? Uma pesquisa? Uma história com personagens inventados? Ou a história de uma pessao real, personagem da História? É um depoimento? É a descrição da sua casa? É a lista de material da escola? Ou a lista de objetos de decoração que você quer no seu quarto? São as instruções para fazer mechas coloridas no cabelo? Tudo isso é redação. Qual é a que você quer fazer?

 

2 - Pra quê você vai escrever?

A professora quer que você escreva o que sabe e que opiniões você tem a respeito de... do voto obrigatório? Você tem que fazer uma dissertação..

 

Sua amiga quer saber como fazer mechas coloridas, qual o material que ela tem que comprar e como passar no cabelo? Qual a ordem da tinta, como separar o cabelo, como não sujar as toalhas, etc? Você vai escrever as instruções.

 

Você tem que fazer sua professora ler Harry Potter, ou Crepúsculo, ou Fallen, Sussurro, Percy Jackson, as revistinhas do X-Man? Você vai precisar escrever um texto que fale sobre os personagens, o que acontece de emocionante na vida deles, o local da história... Você vai escrever uma resenha.

 

E por aí vai :)

 

3 - Para quem você vai escrever?

A gente escreve para alguém ler. Ou seja, o leitor faz parte! 

Não, escrever para a professora, o professor, dar nota não vale. Nesse caso, ele (ela) é o corretor. Não escreva para o corretor, escreva para o seu leitor.

 

Se você escreveu uma dissertação é porque você vai expressar sua opinião e suas idéias sobre um assunto, você é cidadão com direito a voz e outras pessoas desejam conhecer seu texto. É para essas pessoas que você escreve.

 

Se a sua amiga pediu instruções para fazer as mechas é porque ela acredita que você sabe explicar e você não vai estar lá na hora da bagunça. escreva com a confiança que ela tem em você e lembre-se de ser clara e dar todos os detalhes, pois você não vai estar lá para explicar nada, só o texto. O mesmo vale para uma receita...

 

A gente fala de um jeito com a amigona e de outro com a professora, a diretora, o amigo do avô, o chefe... No texto é a mesma coisa, você vai se ajustar: quem lê é seu amigo ou é um desconhecido total? Ajuste a informalidade e a intimidade do texto de acordo com a distância do leitor. Mas sempre escreva para o leitor. 

 

Sabendo o que escrever, qual o motivo e quem vai ler, você já pode passar a se preocupar com o conteúdo do texto. Mas tudo começa com esses 3 passos.

 

 

2013-05-20T16:02:55-03:00

vc vaaai fazer uma redação da seguinte forma

 

1ªanalise o titulo

2ºem cima do titulo pegue alguns pontos principais

3ºcire uma ideia juntando esses pontos

4ºfinalize com um breve entendimento (conclusão)

é so falar um pouco sobre o q vc entendeu (conclusão agrada mais os professores)