Tarefa

Foto de perfil do usuário sabrinyflor

qual e a relacao do habito de caçar com o desenvolvimento do pensamento simbolico nos seres humanos

por Sabrinyflor

Comentários

Peça mais detalhes ao usuário Sabrinyflor

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário falarodrigo
Falarodrigo respondeu
Prezada, 

O consumo de carne foi essencial para que a nossa espécie passasse por um processo de seleção natural na qual os indivíduos com cérebros maiores fossem selecionados, haja vista que possibilitava adquirir uma maior quantidade de calorias para manter esse órgão que requer tanta energia, conforme explica a cientista brasileira Suzana Herculano-Houzel (  procurar pela palestra "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o cérebro humano " no google).

A caça, portanto, foi um comportamento muito importante para que nossos antepassados adquirissem mais calorias e nutrientes para sustentar o crescimento cerebral. Outra importante atividade nesse período foi o uso do fogo, pois o alimento assado ou cozinhado permite que uma quantidade maior de calorias seja aproveitada da mesma quantidade de alimentos. Desse modo, foi possível o desenvolvimento do cérebro humano, pois esse importante órgão de nosso corpo consome cerca de 20% de toda a energia que consumimos (ah, e essa história de que só usamos 5% do cérebro é lenda. Usamos tudo o que temos.).

Desse modo, podemos afirmar que, sem a prática da caça, o crescimento cerebral do processo evolutivo do ser humano não teria sido possível, dificultando o aparecimento do pensamento simbólico, característico da humanidade hoje.

Sugiro, para complementar seu aprendizado, que veja o vídeo " Do Macaco ao Homem [History Channel] ".

Boa aprendizagem!
  • Comentários
  • Denunciar!
  • Obrigado (0)
  • Avaliar Avaliar: 5, Votos: 1

Comentários

Escreva aqui seu comentário...