Para responder leia atentamente o fragmento:

"Nos tempos de fundação de São Paulo, os tupiniquins dominavam os campos de Piratininga e o vale do tietê. O planalto era povoado por várias aldeias tupis.Os índios desciam para o litoral na época do frio para pescar e foram os responsáveis pela criação de varias trilhas, a maioria usada pelos jesuítas e portugueses. Os tupis eram formados por diversos grupos indígenas, que, na sua maioria, viviam para a guerra. Tinham na sua força e coragem profundo orgulho. Entre as famílias tupis, predominavam na ilha de São Vicente os temoios, quando a expedição portuguesa chegou em 1532.
É importante ressaltar que o cacique Tibiriçá, chefe de uma parte da nação indígena estabelecida nos campos de Piratininga, com sede na aldeia de Inhampuambuçu, foi grande colaborador dos jesuitas e portugueses. Defendeu muitas vezes São Paulo de ataques de outras tribos e facilitou o trabalho de catequese. Seus restos mortais se encontram hoje depositadas em uma cripta na catedral da Sé.

1- a existencia de pouca diferença cultural entre os grupos facilitou a ação dos jesuitas e colonizadores;

2-salvo a região de São Paulo e do grande amazonas a presença indígena era diminuta.

3- independente da multiplicidade cultural dos povos nativos da América as ações colonizadoras forma muito próximas: dizimação pela pólvora, doenças etc.

4-os índios alienados dos colonizadores nada sofrem de prejuízo cultural, político e econômico.

5-o canibalismo predominante entre todos os povos impediu ações harmoniosas entre os nativos e os colonizadores, fator número um dos massacres dos últimos.

2
Caruaru/PE.
legal, então vamos aos estudos
Humrum.
Acredito que seja a 3
sou da unopar também em RO-Ji-paraná

Respostas

2014-03-20T22:12:12-03:00
2014-03-20T22:23:10-03:00
TAMBEM VOU NA TRÊS PARECE SER A MENOS ERRADA