Respostas

2014-03-20T22:16:19-03:00
Na física, grandeza é tudo aquilo que envolve medidas, ex: massa, comprimento, volume, velocidade. A diferença é que cada grandeza tem sua função na física.
2014-03-20T22:17:34-03:00
Em física, uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza (no seu sentido mais amplo).1Uma grandeza descreve qualitativamente um conceito porque para cada noção diferente pode haver (pelo menos em princípio) uma grandeza diferente e vice-versa.1Uma grandeza descreve quantitativamente um conceito porque o exprime em forma de um binário de número e unidade.Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade, aceleração.Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Em resumo, Grandeza Física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos: tempo, comprimento, volume, velocidade,aceleração, força, energia, trabalho, temperatura, pressão.

Classificações das grandezas
Grandezas escalares: Grandezas como o tempo (por exemplo, 5 segundos) ficam perfeitamente definidas quando são especificados o seu módulo (5) e sua unidade de medida (segundo). Estas grandezas físicas (que são completamente definidas quando são especificados o seu módulo e a sua unidade de medida) são denominadas grandezas escalares. Exemplos:2 densidade,pressão, área, potência, energia, temperatura, comprimento, resistência elétrica, massa, tempo.

Grandezas vetoriais: 
Outras grandezas, para serem caracterizadas, além de um módulo (um valor algébrico), seguido de uma unidade de medida, necessitam de direção e sentido (definido pelo sinal - ou + ). Exemplos: força, aceleração, velocidade, torque, quantidade de movimento, deslocamento, indutância, campo elétrico e campo magnético.

Grandezas fundamentais: 
São as grandezas ditas primitivas de que não dependem de outras para serem definidas. São somente sete: comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, intensidade luminosa,temperatura termodinâmica e quantidade de matéria.

Grandezas derivadas: 
São definidas por relação entre as grandezas fundamentais. Exemplos: velocidade, força, potência.
Já que vc gosta de olhar o wikipedia me responde essas perguntas: Quando surgiu o primeiro ser fotossintetizante, e o primeiro ser aeróbico.Quero as datas
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Evolução da vida e formação da Terra. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor