Monteiro Lobato se destacou como escritor brasileiro na literatura infantil, sendo a sua obra considerada a mais extensa da literatura de que se tem notícia. A importância deste autor é tanta que a data de seu nascimento, 18 de abril, é comemorada como o Dia Nacional do Livro Infantil. Assinale a alternativa que corresponde a partes da biografia desse autor.

a - Foi um ardiloso nacionalista, militante convicto, que queria melhorar o mundo a começar pelo Brasil. Não almejava ficar rico, mas sim tornar rico seu país, onde todos pudessem ter acesso aos bens de consumo.

b - Descobriu que já não era mais possível mudar os adultos e passa a escrever para as crianças, as quais não precisam ser transformadas, mas formadas, livres para pensar.

c - Os personagens infantis em suas obras são a grande metáfora encontrada pelo autor para ecoar a insatisfação do mundo adulto e retratar com idealização o panorama nacional almejado.

d - Foi o primeiro a dar voz de liderança para as mulheres, o sítio do pica-pau amarelo era todo comandado por mulheres, reconhecendo seus atributos.

1
Dayane , estou analisando e percebi duas respostas corretas a B e a C
são B e C e so

Respostas

2014-03-21T00:48:08-03:00
 Uma alternativa correta : a letra B,a letra C  foram as estratégias usadas pelo autor.