Respostas

2014-03-21T21:34:21-03:00
A conotação teórica e referencial filosófica da disciplina História da Filosofia Moderna permitiu a construção do presente trabalho. O objetivo deste artigo é delinear sucintamente as bases, idéias e conseqüências do pensamento cartesiano. E dentre o que será esmiuçado, enfatizar os elementos apresentados por Descartes para a eclosão do novo pensamento filosófico. Sobressair-se-ão nesse sentido, a formulação e caracteres do método, a dúvida metódica, as bases do “cogito ergo sum”, as provas da existência de Deus, as regras da moral interina, bem como seus pressupostos fundamentais: o Renascimento e o Humanismo. A fundamentação do referente será abstraída de todo o pensamento cartesiano, especialmente da obra Discurso do Método, dos estudos de Geovanni Reale e Dario Antiseri e de Nicola Abbgnano. O pensamento cartesiano culmina entre os mais expressivos da modernidade, justamente porque constrói de forma autêntica os argumentos que provam à existência do homem enquanto ser pensante e consequentemente seu poder cognoscível, após duvidar radicalmente de tudo que existe. Descartes parte da construção de um método preciso constituído por regras metódicas para dele justificar não só a substância pensante mas todos os ramos do saber; Deus, o mundo, a moral etc. O referencial destas regras pauta-se nos conceito de clareza, distinção e no conhecimento matemático. Em tese, Descartes proporcionou através desses elementos uma reviravolta em todo o pensamento filosófico. Tratou-se de uma mudança que fez ascender à centralidade do mundo no homem, concretizando seu domínio na natureza e tão logo a revolução de maior seqüela dos últimos tempos: a revolução científica.
A melhor resposta!
2014-03-21T21:34:49-03:00
O pensamento Cartesiano se baseava no método da dúvida , no ceticismo metodológico ou seja , duvidar da existência de tudo , o que é de extrema importância para buscar conhecimento .
1 5 1
Ceticismo e.e ... Valeu !
Por nada ;)