Duas cidades A e B estão separadas pela distância de 300 km, medidos ao longo da estrada que as liga. No mesmo instante, um móvel P passa por A, dirigindo-se a B, e um móvel Q passa por B, dirigindo-se a A. Seus movimentos são uniformes e suas velocidades são iguais a 80 km/h (P) e 70 km/h (Q). Determine:a) o instante do encontro; b) a posição de encontro

2

Respostas

2014-03-22T12:10:36-03:00
Encontro entre a e b 
300km/h -  80km/h = 220km/h


4 2 4
quero saber o tempo em que se encontraram e a posição, não a velocidade
A melhor resposta!
2014-03-22T13:36:32-03:00
Peguei no yahoo..
a)monte as funções horárias de cada
movimento vai resultar nisso:
SP = 0 + 80t
SQ = 300 + 70t
SP = SQ
0+ 80t = 300 + 70t
80t = 300 + 70t
80t - 70t = 300
10t = 300
t = 300/10
t = 30
Resposta: instante de encontro t = 30
b)Agora você pega as funções horárias
novamente e substitua t por seu valor:
SP = 80t
SP = 80 . 30
SP = 2400m(2,4km)
SQ = 300 + 70t
SQ = 300 + 70 . 30
SQ = 300 + 2100
SQ = 2400m(2,4km)
Se os valores da distância forem iguais
nas 2 funções horárias você pode ter
certeza de que a posição de encontro está
correta.
3 5 3
No gabarito t = 2h e s = 160km
Isso é de velocidade relativa, entao coloque a distancia sobre a soma das velocidades, dará 2, depois use na formula do SP.
Consegui.. Muito obrigada
De nada. boa sorte nos estudos.