Quatro pequenas esferas, A, B, C e D, de tamanhos iguais, separadas uma das outras o suficiente para não se sentirem reciprocamente atraídas, estão inicialmente eletrizidas com cargas Qa = 3Q, Qb = Q, Qc= 0 e Qd = 8Q. São colocadas em contatos, nesta ordem: A com C, B com C e finalmente D com C. Sabendo que, após cada contato, as esferas ficaram suficientimente isoladas umas das outras, determine a carga elétrica final de cada esfera.



2

Respostas

2014-03-22T18:48:10-03:00
A=3Q/2
B=5Q/4
C=37Q/8
D=37Q/8
  confere com a sua ai
A melhor resposta!
2014-03-22T19:17:28-03:00
 A com C=
A tinha inicialmente carga 3Q, após tocar em C as cargas dividem. E, então ficam cada um com 1,5Q.
 B com C=
B tinha inicialmente carga Q(que é o mesmo que 1Q!), após tocar em C as cargas dividem. E, então ficam cada um com 1Q.
  E finalmente D com C=
D tinha inicialmente carga 8Q, após tocar em C as cargas dividem. E, então ficam cada um com 4,5Q.

E as cargas finais são: Qa: 1,5; Qb: 1Q; Qc: 4,5Q, E Qd: 4,5Q!
Viu? Muito simples não? Basta dividir as cargas! ;)
8 4 8