Suponha que, para prestar auxílio no combate ao fogo na Serra do Amolar (vértice C do triângulo da figura), os governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul enviem helicópteros de Cuiabá (B) e Corumbá (A), respectivamente, em direção a C, foco do incêndio. Considere a, b e c, respectivamente, como os comprimentos de B͞C, A͞C e A͞B e que α, β e γ sejam as medidas dos ângulos CÂB, A^BC e A^CB. Se os pilotos que partirão simultaneamente de Corumbá e Cuiabá desenvolverem a mesma velocidade de cruzeiro (v), deslocando – se em trajetórias coincidentes com os lados do triângulo da figura, farão seus respectivos percursos em tempos iguais a tA e tB, respectivamente. Assim, a razão tA/tB é igual a:

1

Respostas

2013-02-04T11:52:00-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

O problema não é nada complicado,mas precisa da figura para uma solução adecuada.

 

Pode ser resolvido aplicando a lei dos senos, ou dos cosenos, para determinar os comprimentos dos lados do triangulo e definir o percurso dos aviões.

 

Uma vez conhecidos os percursos, as relações da cinemática escalar resolvem o problema

 

Ok?