Respostas

2014-03-23T10:34:29-03:00
Sais Minerais são sais inorgânicos. Na generalidade estes têm importância para os seres vivos, especificamente no seu organismo. 
Alguns exemplo de sais inorgânicos são:
Ferro -  Fe^{2+} que como sabe está presente na hemoglobina e mioglobina. A função destas células é o transporte de oxigénio ao longo do corpo. Sem o ferro e o grupo "heme" que estes envolvem a hemoglobina e a mioglobina não teriam a capacidade de "agarrarem" nos oxigénios a serem transportados;

Sódio e Potássio (Na+ e K+) - muito conhecidos pela sua importância na transmissão do impulso nervoso. As constantes despolarizações e repolarizações da membrana e a diferença de potencial por estes acontecimentos proporcionada, promove a passagem do impulso nervoso. 

Iodo (I-) - Presente nas glândulas tiróideas e estimula o metabolismo basal que consiste num "controle" de energia necessária para ser gasta para se manterem as funções vitais. O iodo está presente na estrutura das hormonas da tiróide como por exemplo na T3 ( Triodotironina). 

Cálcio (Ca+) - presente na estrutura óssea dos seres vivos conferindo-lhes rigidez. Também presente ao nível dos sarcómeros para promoção da contração muscular. Sem cálcio não se daria libertação de acetilcolina necessária à contração muscular. 

Cloro (Cl-) - Confere um gradiente eletroquímico com o potássio e o Sódio ao nível das células. Ora, ao manter um gradiente eletroquímico, a osmose dependerá deste mesmo gradiente sendo possível inferir que há controlo osmótico pelo Cloro . 

Fui claro? Qualquer dúvida esclareça! 

Bom trabalho!