Respostas

2014-03-23T11:41:41-03:00
Pois os estudos são constante, portanto uma descoberta científica hoje pode ser muito eficaz para nós, mas daqui a alguns anos já pode não significar nada. O mundo está em constante movimento, assim como as verdades cientificas e tudo também depende do contexto, cultural, social, e de acordo com o tempo em que são feitas as descobertas.
2 4 2
2014-03-23T11:45:11-03:00
Ao contrário da religião por exemplo em que se produz um raciocínio baseado em dogmas irrefutáveis a ciência tem um raciocínio mais crítico e objetivo. É muito difícil chegar à raiz da questão e não é baseado em dogmas. 
A investigação científica não é mera busca da verdade mas é uma procura intensiva e intencional. 
O conhecimento científico é bastante prático e público pelo que   outros podem beneficiar do que foi descoberto, continuar a pesquisa ou até o trabalho do autor que o descobriu. Com esta facilidade é mais fácil refutar uma descoberta que se julgava ser correta. Nada do que se descobre pode ser considerado uma ideia irrefutável daí tendo carácter provisório. 

Pode até acrescentar algo que recentemente li escrito por Seaman. Ele descreve o conhecimento científico 
”como um processo sistemático de colheita de dados observáveis verificáveis no mundo empírico, isto é, no mundo acessível aos nossos sentidos com vista a descrever, explicar, predizer ou controlar fenómenos”. 

Se tiver também em conta a definição de ciência e das suas características poderá saber porque é que as verdades são provisórias. Note-se que a ciência é um conceito por si só não consensual e que consiste no "saber criticamente fundamentado", isto é, para se fazer ciência é necessário a crítica a análise e o fundamento. Por outro lado ela é universal e contestável o que a torna dinâmica e não estática. É uma verdade crescente e evolutiva. 

Espero ter ajudado! 
Bom trabalho e qualquer dúvida, disponha!
1 1 1