Respostas

2014-03-23T13:54:00-03:00
Se puder ajudar


A escola com espaço sócio cultural" é de autoria Dayrell e faz parte desta coletânea onde vários autores abordam a liberdade e refletem sobre a ação pedagógica sob vários aspectos. Este texto de Juarez Dayrell busca construir no seu decorrer um determinado olhar sobre a escola, levando a compreensão da mesma enquanto espaço sócio-cultural. Desta maneira, busca compreender alunos e professores como sujeitos sócio-culturais, ou seja, são os sujeitos que reproduzem e elaboram uma cultura própria através das experiências sociais vividas por eles. Afirma que estes sujeitos na escola desempenham um papel ativo no cotidiano, que define o que a escola é realmente, pois esta pode possibilitar ou limitar, conflitando ou dialogando constantemente com a sua organização. O texto de Dayrell é uma reflexão acerca da escola, ele define a escola como uma instituição dinâmica, polissêmica, fruto de um processo de construção social. Com este olhar, ele ressalta aspectos e dimensões presentes no cotidiano escolar, que são neutralizados ou óbvios e julgados como sem importância para a educação e por isso muitas vezes não são notados, passando assim despercebidos. Busca revelar a forma que os sujeitos lidam com o espaço na escola, tempo, e com os seus ritos cotidianos. Por fim Dayrell conclui que os atores vivenciam o espaço escolar como uma unidade sócio-cultural complexa, onde convivem diversidades que devem ser assumidas e tratadas como um elemento desencadeador do processo educativo. 

Acredita que a escola deve ser o lugar onde o aluno deve ser formado de forma ampla fazendo com que o processo de humanização seja aprofundado neste indivíduo, aprimorando as dimensões e habilidades que são comuns a nós seres humanos. Pensa que o acesso ao conhecimento, ás experiências culturais, ás experiências sociais diversas, contribuem como suporte para desenvolvimento do aluno de forma individual como sujeito sócio-cultural, e influi para ajudar a aprimorar a vida social desses indivíduos. Dayrell acha necessário o aprofundamento e ampliação das análises que, como a dele, que buscam apreender a escola na sua dimensão cotidiana, apurando nosso olhar sobre a instituição escolar, seu fazer e seus objetivos, e contribuem desta forma para a problematização da função social da escola
2 3 2