Respostas

2014-03-23T18:45:07-03:00
benefícios: sua utilização na esterilização de materiais médicos, também é usada nos alimentos, permitindo maior durabilidade à frutas e verduras, e para radiografar peças mecânicas permitindo assim diagnosticar defeitos.
malefícios: é prejudicial à saúde do ser humano, sua dose excessiva pode provocar destruição das células, queimaduras, lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, entre outros.
2014-03-23T18:46:09-03:00
BENEFÍCIOS:
Entre os vários benefícios da radioatividade destacamos sua utilização na esterilização de materiais médicos, pois matam bactérias e vírus que podem estar no material, no diagnóstico de doenças e no controle do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos. A radiação também é usada nos alimentos, permitindo maior durabilidade à frutas e verduras, e para radiografar peças mecânicas permitindo assim diagnosticar defeitos ou peças quebradas.
MALEFÍCIOS:
A depender da quantidade de radiação a qual o ser humano é exposto ela pode representar perigo e causar grandes prejuízos, até irreversíveis e fatais. Sua dose excessiva pode provocar destruição das células, queimaduras, lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, entre outros. Como essas radiações não são percebidas por nossos sentidos, todas as pessoas que trabalham com esse material devem estar protegidas utilizando roupas especiais e na medida do possível, manipular os materiais com garras mecânicas.