Respostas

2013-05-23T00:19:50-03:00

Os grandes sistemas migratórios contemporâneos

 

 

 

O trabalho, vinculado a um projeto de pesquisa desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Mídia e Multiculturalismo, orienta-se ao entendimento das relações entre mídias, migrações contemporâneas e cidadania. Buscamos compreender a emergência de modalidades de cidadania comunicativa das migrações contemporâneas, em seu caráter de movimentos sociais, como lugares de construção e visibilidade pública de agendas de cidadania dos migrantes, especialmente em suas vertentes intercultural e cosmopolita.
Desde uma abordagem qualitativa, propomos um mapeamento e reflexão em torno dos processos de produção, gestão e circulação de mídias próprias de diferentes naturezas, com ênfase nas modalidades impressas e/ou on-line, por parte de grupos e redes de imigrantes e organizações de apoio às migrações no espaço ibero-americano, situando-as no marco de um conjunto de estratégias comunicacionais e midiáticas configuradas no âmbito desses movimentos visando à disputa por demandas de cidadanias intercultural e cosmopolita (ou universal) dos migrantes no contexto internacional. Cerca de 200 milhões de pessoas ou 2,8% da população mundial, é constituída, atualmente, por migrantes. Todos os continentes representam hoje, de forma crescente, pólos de deslocamento, trânsito e acolhida de migrações, apontando para uma ruptura gradual com os laços coloniais e com o caráter bilateral dos fluxos migratórios que vinham caracterizando até então o cenário das migrações contemporâneas, especialmente de caráter internacional (WENDEN: 2005).
Circunscrita até pouco tempo a alguns países de acolhida e a algumas nações ou regiões de saída de migrantes, em espaços freqüentemente marcado pelo passado colonial, as migrações internacionais se reconfiguram em decorrência, em grande medida, da emergência de novas formas de mobilidade e de novos migrantes originários de zonas geográficas anteriormente pouco envolvidas em fluxos intensos de população, como Ásia Central e Oriental e Europa do Leste. Ainda que outras regiões da Europa, América do Norte e Austrália não deixem de seguir se consolidando como importantes áreas receptoras de migração internacional. 

Embora o incremento e amplitude das migrações no mundo sejam escassamente conhecidos, alguns dados de base quantitativa permitem diagnosticar tendências recentes da mobilidade mundializada. Em primeiro lugar, destaca-se o crescimento do número de migrantes nos últimos trinta anos. Os 77 milhões registrados em 1965 sobem para 111 milhões em 1990; 140 milhões, em 1997; e 175 milhões, no ano de 2000. 

Os indicadores apontam, ainda, para a distribuição desigual das migrações com a concentração de 90% dos migrantes em somente 55 países. Espanha, Estados Unidos e Alemanha são os países que registraram o maior aumento do número de imigrantes, segundo dados da Comissão de População e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgados em 2006. (POZZI: 2006)

A migração internacional e clandestina é outro dos principais traços configuradores de um tipo de movimento migratório específico dessa nova etapa do capitalismo em que o volume e composição das migrações, assim como a constituição de blocos regionais integrados, como Mercosul e União Européia, apontam para uma maior diversidade de deslocamentos migratórios e, em alguns casos, conforme já referido, até para o aumento em sua intensidade. (BAENINGER: 2001: 288).

A crescente presença de migrantes clandestinos ou não regularizados tem sido, contudo, uma realidade não devidamente registrada ou, freqüentemente, subestimada nos censos e estatísticas oficiais sobre as migrações contemporâneas. O mesmo documento da ONU revela que, nos Estados Unidos, foram recenseados 8,5 milhões de imigrantes sem documentos em 2000, o que permite fazer uma estimativa de 12 milhões de clandestinos. Na Europa, por sua vez, haveria 8 milhões de imigrantes sem documentos.
    Fonte: http://wwwblogdoprofalexandre.blogspot.com.br/2010/08/os-sistemas-migratorios-as-direcoes-dos.html

1 4 1