Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-03-24T12:02:24-03:00
 A  ilíada- é um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da guerra de tróia . O título da obra deriva de um outro nome grego para tróia, Ílion.
 Odisséia- assim como a Ilíada, o poema foi elaborado ao longo de séculos de tradição oral, tendo tido sua forma fixada por escrito provavelmente no fim do VIII a.C ,O poema relata o regresso do protagonista Odisseu do qual deriva o título da obra,um herói da guerra de tróia.
Genos -Nos tempos homéricos a sociedade grega estava organizada em genos, ou seja, em grandes famílias cujos membros descendiam de um único antepassado; cultuavam, também, o mesmo deus-protetor.
Cada genos era chefiado por um patriarca, que concentrava em suas mãos o poder militar, político, religioso e jurídico.
A economia dos génos era natural e auto-suficiente. Natural porque se baseava em trocas de produtos por produtos. Auto-suficiente porque cada uma dessas comunidades produzia o necessário para atender às suas próprias necessidades. A propriedade da terra era coletiva.

Pólis- pólis  grega ou cidade-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega, resultante da conjugação de um conjunto variado de fatores. Ela nasceu de fatores de ordem geográfica, de uma instabilidade gerada depois da invasão dórica, e da falta de um poder centralizado defensor dos indivíduos, que os levou a unirem-se em pequenos territórios.


1 4 1