Respostas

2014-03-24T15:19:25-03:00
O estado moderno serve a base á Ciência Politica. Esta é uma consequência dá própria modernização da sociedade que começa no século XVI e culmina com a Revolução Industrial..
A melhor resposta!
2014-03-24T17:16:01-03:00
O Estado é uma forma de organização política que marca o inicio da modernidade e o final da era feudal. Desde o século XVII o Estado configurou-se como única alternativa de organização política. Ainda assim, cada cultura política desenvolveu as instituições estatais de maneira diversa dependendo das particularidades próprias de cada tradição. Em decorrência, as instituições dependem não só da estrutura dada pelo ordenamento jurídico do Estado, senão também da cultura política da sociedade, representada pelos valores e ideias sociais compartilhadas entre os membros, ou seja, os códigos de conduta que geralmente não estão escritos e que complementam as regras formais. Isto ocorre porque, ainda que as regras possam ser as mesmas, os mecanismos de cumprimento obrigatório, a forma que se exerce a obrigatoriedade, as normas de conduta e os modelos subjetivos dos atores não o são. No presente artigo analisaremos os principais modelos de Estado de ocidente a partir de quatro culturas políticas, (inglesa, francesa, estadunidense e latino americana) com o objetivo de mostrar costumes e tradições políticas diversas, que influem até hoje os diferentes Estados.
1 5 1