Respostas

2014-03-24T17:22:57-03:00
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.           O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as grandes navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.  Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as ideias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
em poucas palavras,a globalização é um sistema em que tudo fica mais facil...um mundo globalizado é este de hoje em dia que tem internet,rádio,ou seja,um mundo mais acessível...
abraço! espero ter ajudado!
A melhor resposta!
2014-03-24T18:38:21-03:00
O termo globalização se define em política, economia, cultura e sociedade. Mercado livre; liberação comercial; novas tecnologias de informação (como destaque para a evolução da internet); integração global entre tantas outras. Sem sombras de dúvidas, a globalização alterou radicalmente as relações entre o tempo e o espaço.... "A globalização econômica não se mostrou suficiente para acabar com as injustiças e as desigualdades profundas em todo o mundo".
1 5 1