(ENEM) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à
Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas
foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que
a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser
importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala
no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo,
extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas
casadoiras.
CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil
(1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.
Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o
açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar
início à colonização brasileira, em virtude de Alternativas 1 - o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso. 2 - os árabes serem aliados históricos dos portugueses. 3 - a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente. 4 - as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto. 5 - os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

1

Respostas

2013-05-22T15:48:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 Alternativas:

 

1 -  o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso (Correto. O açúcar era um produto extremamente desejado e caro, de modo que o produzir gerava muito dinheiro. Como a Europa não apresentava condições adequadas para plantá-lo, era cultivado nas ilhas de Madeira, de modo que o plantar no Brasil era um consequência lógica e lucrativa.)

 

2 -  os árabes serem aliados históricos dos portugueses (Errado. Os árabes não eram amigos dos portugueses, muito ao contrário. Imagine que Portugal foi um país formado após a expulsão dos mouros - árabes que viviam na região de Portugal);

 

3 - a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente. Resposta errada, pois se não há meios para produzir algo, não se produziria.

 

4 - as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto. Resposta errada, as feitorias africanas comercializavam escravos, não o açúcar.

 

5 - os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante. Resposta errada, pois os índios nunca cultivaram a cana-de-açúcar e apresentavam dificuldades em aceitar o trabalho com a agricultura, que era uma atividade feminina na cultura dos povos nativos.

5 3 5