Tarefa

Foto de perfil do usuário jonascosta

1. O canal que vai do tímpano à entrada do ouvido pode ser considerado como um tubo cilíndrico de 2,5 cm de comprimento, fechado numa extremidade e aberto na outr

1. O canal que vai do tímpano à entrada do ouvido pode ser considerado como um tubo cilíndrico de 2,5 cm de comprimento, fechado numa extremidade e aberto na outra. Considere a velocidade do som no ar igual a 340 m/s. Calcule a frequência fundamental de vibração da coluna de ar contida nesse canal.

 

2- Os morcegos são mamíferos voadores que dispõem de um mecanismo denominado biossonar ou ecolocalizador, que permite ações de captura de insetos ou o desvio de obstáculos. Para isso, ele emite um ultrassom a uma distância de 5 m do objeto com uma frequência de 100 kHz e comprimento de onda de 3,5x10–3m. Dessa forma, o tempo de persistência acústica (permanência da sensação auditiva) desses mamíferos voadores é, aproximadamente:

 

3. Um alto-falante (S), ligado a um gerador de tensão senoidal (G), é utilizado como um vibrador que faz oscilar, com freqüência constante, uma das extremidades de uma corda (C). Esta tem comprimento de 180 cm e sua outra extremidade é fixa, segundo a figura I.Num dado instante, o perfil da corda vibrante apresenta-se como mostra a figura II. Nesse caso, a onda estabelecida na corda possui amplitude e comprimento de onda, em centímetros, iguais a:

 

4. Você está parado em um cruzamento, esperando que o sinal vermelho fique verde. A distância que vai de seu olho até o sinal é de 10 m. Essa distância corresponde a vinte milhões de vezes o comprimento de onda da luz emitida pelo sinal. Usando essa informação, você pode concluir, corretamente, que a freqüência da luz vermelha é, em Hz: (Dado: velocidade da luz no ar = 3,0x108m/s). 6. A figura mostra uma lâmina bimetálica de aço e cobre, que é utilizada para ligar o circuito elétrico de um alarme contra incêndio. Sabendo que os coeficientes de dilatação linear do aço e do cobre, são respectivamente 1,2x10-5 °C-1 e 1,7x10-5 °C-1 qual dos metais deve ser colocado na parte superior desta lâmina? Justifique?

 

7. Uma plataforma P encontra-se apoiada na posição horizontal sobre duas colunas, A e B, como mostra a figura. Devido a um desnível do terreno, para manter a plataforma sempre na horizontal a qualquer temperatura foi preciso fazer uma coluna de concreto (a) com comprimento de 7,8m a 0°C e outra de ferro (b). Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do concreto e do ferro são respectivamente iguais 1,2.10-5 °C-1 e 1,3.10-5 °C-1, determine o comprimento que deve ter a coluna de ferro a 0°C para que a plataforma fique sempre na horizontal seja qual for a temperatura.

por Jonascosta

Tem dúvidas sobre esta tarefa? Pergunte!

Peça mais detalhes ao usuário Jonascosta

Respostas

Respostas

Foto de perfil do usuário RayaraAM
RayaraAM respondeu

Questão 1)
v = 340 m/s

L = 2,5 cm -> tranformado em m= 0,025 m

O tubo tem uma extremidade aberta e outra fechada, então:

L = λ /4 
 
0,025 = λ / 4

λ = 0,1 m


v = λf
340 = 0,1 f

f = 3400 Hz

Então, 3400Hz ficará dentro do limiar.
Espero ter ajudado! ^^
 

  • Comentários
  • denunciar!
  • Obrigado (7)
  • Avaliar Avaliar: 1, Votos: 9

Comentários

Escreva aqui seu comentário...