Respostas

2014-03-24T23:28:37-03:00
Coronelismo e o período em que os Coronéis regiam o Brasil. Voto de cabresto era de certa forma "troca de favores", os coronéis exigiam que as pessoas votassem nos candidatos indicados por eles e assim, dariam emprego, coisa desse tipo. 

Boa prova ;)
3 5 3
2014-03-24T23:32:57-03:00
Coronelismo é um brasileirismo  usado para definir a complexa estrutura de poder que tem início no plano municipal, exercido com hipertrofia privada (a figura do coronel) sobre o poder público (o Estado), e tendo como carecteres secundários o mandonismo, ofilhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a desorganização dos serviços públicos - e abrange todo o sistema político do pais, durante a República Velha.

 Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais
2 3 2