Respostas

2014-03-25T10:30:15-03:00
No texto Natureza e Identidade pedagógica  diz que 
Pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação- do ato educativo, da pratica educativa, como componente integrante da atividade humana, como fato da vida social, inerente ao conjunto  dos processos sociais.
  Quem é pedagogo 
Pedagogo é aquele que ensina as crianças e quem ensina as crianças é pedagogo.
espero ter ajudado
6 3 6
Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático .A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. .
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos ,e esta interligada aos aspectos da sociedade e também com as normas educacionais de todo país.
O profissional de pedagogia,atua fundamentalmente com a educação infantil ,ensino fundamental e a educação para jovens e adultos,além de atuar em sala de aula que é um lugar por exelência da profissão do pedagogo,poderá este atuar como orientador pedagógico,pedagogia voltadas para ações comunitarias,recursos humanos empresas publicas,coordenador pedagógico pedagogia hospitalar e outras.
Alguns temas abordados pela Pedagogia que podemos destacar seria o aprendizado de conhecimentos,métodos e sistemas pedagógicos, dificuldades de aprendizado ,didáticas e práticas pedagógicas ,conteúdos educacionais,o aluno no processo educativo,o papel do professor no processo educacional.O pedagogo é o profissional formado para atuar na área pedagógica.
Porém, todos aqueles que atuam no processo educativos (professores, pais, monitores, orientadores, psicólogos, etc) também devem conhecer os princípios básicos de pedagogia.