Questão de Prova, preciso de ajuda!
Uma reação química ocorre num vaso de seção reta uniforme de 50,0 cm², provido de um pistão. em virtude da reação, o pistão se desloca 15 cm contra a pressão externa de 121kPa. Calcule o trabalho feito pelo sistema.

A resposta é -91 J

Só preciso da resolução.
(matéria: físico-química / termodinâmica)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T12:18:50-03:00
Volume= área . altura

altura ~> 15 cm

Volume = 50 . 15 = 750 cm³  ~>  750 .10⁻⁶ m³

Transformar kPa  para atm


1 atm ------- 101.3 kPa
 x ------------121kPa

x =1,2 atm  ~>  1,2 .10⁵ N /m²


Trabalho = pressão . ( variação de volume)

T =
1,2 .10⁵  . 750 .10⁻⁶

T = 90 N .m           ( N.m = Joule)

Resp : 90 J




1 5 1
observe que o valor é aproximado ... Entre 90 e 91 Joule
2014-03-25T12:27:15-03:00
W(trabalho) = F(força ). D(deslocamento). Angulo Cosseno 

SABENDO QUE p(pressão ) = F (força) / A(área) portanto F = P(pressão). A (área) 

Logo W = 121. 10^3 .50.10^-4 . 15.10^-2 = 90705.10^-3 J ou 90,7 KJ 
2 4 2