A Vasp, Viação Aérea São Paulo, foi fundada no dia 12 de novembro de 1933 por pilotos e outros sócios, com dois voos comerciais partindo do pequeno aeroporto Campo de Marte, em São Paulo: São Paulo – São José do Rio Preto, via São Carlos, e São Paulo – Uberaba, com escala em Ribeirão Preto. Anos depois, um aporte de 21 milhões de cruzeiros em ações da companhia, passando a deter 91,6% do capital da empresa, que passou a ser estatal. Pouco tempo depois operava no recém-construído aeroporto de Congonhas. A empresa só prosperava e aos poucos aumentava sua frota e a quantidade de voos diários. A companhia foi a primeira a voar entre o Rio de Janeiro e Manaus, em apenas um dia de viagem. Em 1962, com a compra de empresas menores, a Vasp passou a deter 25% do mercado doméstico brasileiro e em pouco tempo tornou-se a empresa líder operando rotas de maior demanda de passageiros no Brasil. A Vasp foi privatizada no início da década de 1990 e passou a pertencer ao empresário Wagner Canhedo. Pouco tempo depois de assumir o controle da empresa, ele iniciou a expansão de rotas internacionais para América do Norte, África, Europa e Ásia. No final da década de 1990, a Vasp começou a apresentar problemas, cancelando voos e a manutenção das aeronaves. Sua malha aérea foi absorvida pelas concorrentes TAM, GOL e Varig. Em setembro de 2008, foi decretada sua falência. Disponível em: www.aviacaopaulista.com Acessado em: 14/09/2013 (adaptado) É comum ouvir falar de empresas que abriram suas portas ao mercado e meses depois precisaram fechar. Na maioria das vezes, o insucesso é fruto da falta de planejamento, ou mesmo do planejamento mal feito. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, em 2012, chamado “Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil”, a cada 100 negócios abertos em território nacional, apenas 73 sobrevivem aos dois primeiros anos de atividades, que costumam ser os mais críticos. Disponível em <http://www.sebraesp.com.br>. Acessado em 03/06/2013 (adaptado). É correto afirmar que: I – O Planejamento é um processo de tomada de decisão, que destina a produzir um ou mais estados futuros desejados, que só ocorrerão se algo for feito pela empresa. II - O Planejamento é um processo formal para produzir ou conquistar resultados, de acordo com um sistema integrado de decisões. III - Planejamento tem como objetivo principal desenhar uma meta real e alocar os recursos necessários para a conquista do resultado esperado. IV - Planejamento é uma atividade desenvolvida por células empresariais independentes, baseado em tentativas e erros do dia a dia da empresa. Estão corretas as alternativas: I, II, e III II, III, IV I, III e IV I, II e IV I e II, apenas

2

Respostas

2014-03-26T10:52:21-03:00
Estão corretas as alternativas I, II e III

3 4 3
A melhor resposta!
2014-03-26T14:15:03-03:00
As alternativas corretas são I, II e III, pois temos que traçar as metas antes de acontecer algum incidente, no caso a alternativa IV, é incorreto pois você deve se precaver de algum contratempo, antes dele mesmo acontecer. Por isso mesmo se chama planejamento estratégico, pois se o plano A não der certo, você terá o plano B para coloca-lo em prática.
5 4 5