Respostas

A melhor resposta!
2014-03-26T10:19:40-03:00
A formação da urina começa nos rins, nos néfrons, que são as unidades funcionais dos rins, onde a urina é realmente formada. 

No processo de formação de urina, a arteríola aferente é um ramo da artéria renal em uma região envolvida pela cápsula de Bowman. Enrola-se, formando o glomérulo. Quando o sangue passa pelo glomérulo, uma parte do plasma extravasa por meio da cápsula de Bowman, ocorrendo o processo de filtração. O filtrado glomerular possui tanto substâncias úteis ao organismo, como glicose, água, sais minerais, aminoácidos e vitaminas, quanto excretas inúteis ao organismo. As substâncias úteis precisam ser reabsorvidas, ou seja, passar dos túbulos do néfron para os capilares que os envolvem por meio de mecanismos especiais que as células dos túbulos possuem, sendo o processo de reabsorção. 


Ao longo do trajeto pelos túbulos do néfron também ocorre a passagem de algumas substâncias dos capilares para os túbulos, que é o processo de secreção. Dessa maneira, pode-se dizer que na formação da urina fazem parte os processos de filtração, reabsorção e secreção de substâncias, e desses processos resta nos túbulos do néfron as excretas (principalmente ureia) e o excesso de sais minerais e de água. A urina segue para o túbulo coletor e deste sai dos rins por meio dos ureteres, sendo armazenada na bexiga urinária e eliminada para o meio exterior por meio da uretra. 



1 5 1