Respostas

2014-03-25T20:45:31-03:00


Na Europa, durante a Idade Média (século V ao XV) o feudo era um terreno ou propriedade (bem material) que o senhor feudal (nobre) concedia a outro nobre (vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança. 

Instalações principais 

Um feudo medieval (território), geralmente, era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc. 

Disputa pelos feudos 

Como neste período a propriedade da terra era sinônimo de poder econômico, político e social, eram comuns as guerras e batalhas pela disputa de feudos.

2014-03-25T20:47:40-03:00
Em um feudo eram praticados vários tipos de artesanato e também algumas atividades comerciais.No entanto,a principal atividade econômica era a agricultura.Servos e escravos.A maior parte do trabalho dos feudos era realizada pelo servos.No período medieval,a servidão não eliminou a escravidão,mas contribuiu para limitá-la.O servo,diferentemente do escravo,não podia ser vendido,pois estava ligado a terra e,por isso,também não podia ser expulso do feudo.Além disso,pelo fato de o servo não podia ser castigado fisicamente.Casas dos servos.As casas do servos ficavam agrupadas em aldeias,localizadas perto de um lago ou de um fonte de água.Essa casas eram simples cabanas de madeira,com telhados de palha,chão de terra batida e mobiliário rústico
1 5 1