Respostas

2014-03-27T17:37:47-03:00
O behaviorismo tem o comportamento como seu objeto de estudo, seus principais conceitos são:
-reforço ( positivo e negativo );
-punição

Reforço é toda e qualquer conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência de uma resposta. 
O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade de uma resposta futura que o produz, ou seja um reforço positivo aumenta a possibilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa que é um estímulo , as pessoas tendem a apresentar maior motivação e produtividade quando obtém reconhecimento por seus esforços. O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade de uma resposta futura que o remove ou atenua, isto é, um reforço negativo também aumenta a possibilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido O reforçamento positivo oferece algo ao organismo; o negativo permite a retirada de algo indesejável. 
A Punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental. A teoria comportamental, antes de mais nada, foi uma das primeiras teorias psicológicas a reconhecer os efeitos indesejados da punição no sentido popular do termo, e prescrever alternativas científicas para controle e manipulação de comportamentos nocivos à saúde, indesejáveis e/ou ampliar nossa capacidade de ensino-aprendizagem com a reflexão e experimentos que produziu sobre esse processo.
2 1 2