Respostas

2014-03-25T22:31:45-03:00
01- O que é atividade física?
Entende-se atividade física como sendo qualquer movimento do corpo que resulta em um gasto de energia (calorias). Caminhar, correr, andar de bicicleta, etc.

02- Qual a importância de atividade física na vida de uma pessoa?
A atividade física feita de forma moderada sem muito exagero é uma das maneiras mais simples de melhorar ou manter uma saúde tranquila. Ela pode prevenir e controlar certas doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e osteoporose.

03- Quais os primeiros passos que devo tomar ao começar uma atividade física?
Independente se você já praticou ou nunca praticou alguma atividade física é aconselhável que você procure um médico e comunique que quer começar uma atividade física, ele vai ver o que é melhor para você.

04- Qual a importância do alongamento antes do inicio de alguma atividade física?
Dependendo da atividade, o alongamento é extremamente importante antes da atividade física, porque ele evita que você fique com dores musculares ou câimbras (no caso de atividades na piscina, como natação ou hidroginástica).

05- Existe algum tipo de atividade física que não esteja relacionada a esporte?
Sim. A quantidade mínima de atividade física necessária para a prevenção de doenças é de aproximadamente 30 minutos de atividade moderada, diariamente. Existem dois tipos de pessoas aquelas que contam calorias (querem emagrecer, manter o peso, não engordar mais). E as que não contam calorias (só querem manter a forma). Nos dois casos existe uma fórmula bem simples escolher uma atividade moderada de pelo menos meia hora a cada dia, por exemplo, descer do ônibus dois pontos antes e caminhar até o trabalho numa distancia de 20 minutos e quando voltar para casa fazer o mesmo numa distancia de 10 minutos. Você também pode colocar esses “30 minutos” em diversas coisas comuns do dia a dia limpeza da casa, andar de bicicleta, dançar... etc. Pode começar com apenas 10 minutos no inicio e ir aumentando até chegar aos 30. Esses trinta minutos é apenas uma recomendação mínima.

06- Existe algum problema em correr entre o meio-dia e 1 da tarde? É o horário em que me sinto melhor.
Não. Não existe qualquer problema relacionado a isso. Cada pessoa vai escolher o melhor horário que convier a seus objetivos com relação à prática de suas atividades. A hora em que está mais disposto a correr, andar, etc. Nesse horário aconselha-se o uso de um óculos de sol e protetor solar para que a pessoa não corra o risco de adquirir câncer de pele.

07- Porque durante uma caminhada, os membros superiores ficam pesados e as mãos incham?
Bom, essas sensações estão ligadas diretamente á uma má circulação sanguínea. O sangue depois de ser bombardeado para os tecidos, deve voltar para o coração. Nos pés isso acontece com mais facilidade. Já nos membros superiores, é diferente, em razão deles ficarem “pendurados” no corpo. Por isso, a sensação de mãos inchadas e braços pesados. Quando isso acontecer, aconselha-se pressionar as mãos ou levantar os braços acima da cabeça ou ainda deixar os braços dobrados, movimentando-os alternadamente de acordo com o ritmo da caminhada.

08- Quanto tempo devemos esperar para praticar atividades físicas depois das refeições?

Depende. Se você fizer uma refeição leve do tipo comer saladas, suco, torrada, etc. A digestão será fácil e rápida (no máximo 1 hora) Entretanto, se fizer uma refeição mais gordurosa, ela vai ficar mais tempo no estomago e consequentemente levará mais tempo para que a digestão seja feita. O que nesse caso levaria em média 3 horas. De acordo com especialistas a quantidade de sangue não seria suficiente para atender ás necessidades dos músculos e do aparelho digestivo simultaneamente. Causando contratempos na absorção dos alimentos, náuseas e dores estomacais.
11 4 11
voce pode fazer um questionario