Respostas

2013-05-23T18:18:16-03:00

Aqui segue um depoimento de uma professora, em um trabalho de matematica!

 

Na oficina de matemática, com o alunos de 4 e 5 ano, apliquei uma atividade diferenciada de entendimento de números decimais e de tempo. Primeiramente organizei todos em um círculo sentados no chão. Com uma bola os alunos deveriam ir com o pé, chutando a bola fazendo um giro de 360 graus ao redor dos colegas.Com um cronometro  um aluno ia registrando o tempo que cada um levava para fazer a volta. O tempo de cada aluno era colocado no quadro e após todos terem feito, iniciei uma discussão sobre as perguntas:
- o que é um cronômetro?1 hora?
- em quantas partes posso dividir
- quem será o colega que conseguiu fazer em menos tempo?
- o que quer dizer os números depois da vírgula?
- quem fez em menos minutos, segundos e sentésimos?
- em quanto tempo é dividido um minuto?
- como posso fazer essa divisão?
Depois de feitas estas constatações e verificar as duvidas e certezas dos alunos solicitei que colocassem em ordem crescente e decrescente e logo, identificar as posições de cada colega.
Foi uma atividade bem legal, os alunos estavam empolgados e interessados em entender de uma vez quem havia feito o menor tempo da brincadeira.