Respostas

2014-03-26T01:51:49-03:00
É quase um senso comum afirmar algumas coisas a respeito de Colombo e de sua viagem para às Índias que resultou na "descoberta da América", em 1492. Primeiro, que a maioria dos europeus acreditava que a Terra era plana. Segundo, que a Igreja católica defendia essa afirmação. Terceiro, que Colombo provou que a Terra era redonda, em 1492. Todas essas afirmativas são falsas.

Em primeiro lugar, a esfericidade da Terra já era conhecida muito antes de Colombo, entre os intelectuais europeus e principalmente, entre os navegadores. Essa idéia era pensada desde os gregos, alguns séculos antes do nascimento de Cristo.

Em segundo lugar,a  Igreja Católica era uma das principais, se não a única, divulgadora dessa visão na Europa. Um dos principais documentos que comprovam isso é o livro "Tratado da esfera", escrito provavelmente, em 1230, portanto, quase 300 anos antes da chegada de Colombo na América. A obra foi escrita pelo escocês Johannes de Sacrobosco, professor de astronomia e matemática na Universidade de Paris, mantida pela Igreja Católica. Na terceira página da obra, o autor prova desse modo que a terra é redonda:

"Que a terra seja redonda se prova: porque os signos e as estrelas não nascem nem se põem igualmente a todos os homens em todas as partes, mas primeiro nascem e se põem aos que vivem no oriente que aos que vivem no ocidente".

Por último, Colombo não comprovou que a Terra era redonda. Isto porquê, ele não deu a volta no planeta. Esta primazia se deve a Fernão de Magalhães e seus marinheiros, que circunavegaram a Terra em 1522.
2014-03-26T03:35:30-03:00
Porque quando ele navegava e saia da terra rumo ao mar ele percebeu que a terra ia sumindo de acordo com o tempo e por isso ele chegou a uma breve conclusão que a terra poderia ser redonda.