Transforme em fração irredutível cada dízima periódica:Transforme em fração irredutível cada dízima periódica: MIM AJUDEM
a)⇒0,151515...
b)⇒0,287
c)⇒0,777...
d)⇒0,2414141...
e)⇒0,3263
f) ⇒0,185222...
g)⇒1,111...
h)⇒0,0111...
i) ⇒2,1222...
j) ⇒5,546

2
as letras B, E e J tmb são dízimas ?
SIM
as letras B,E e J elas são dízimas mas não são periódicas.

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-26T13:07:10-03:00
a) 0,151515... =  15
                         99

b) 0,287... = 287
                   999

c) 0,777... = 7
                   9

d) 0,2414141... = 241 - 2 = 239
                             990      990

e) 0,3263... = 326
                     999

f) 0,1852222... = 1852 - 185 = 1667
                           9000           9000

g) 1,111... = 1 + 1 = 10
                         9     9

h) 0,011... = 01 - 0 =  1 
                     90       90

i) 2,12222... = 2 + 12-1 = 2 + 11 = 191
                             90           90     90

j) 5,546... = 5 + 546 = 5541
                        999     999

12 4 12
2014-03-26T14:06:51-03:00
A)  x=0,151515.... (x10)
10x=1,51515.... (x10)
100x=15,1515
-  x   =  0,1515
99x=15
x= 15/99 simplificando por 3    5/33

b) 287/1000

c)  x=0,7777... (x10)
10x=7,777......
-   x=0,777...
9x=7
x=7/9

d) x= 0,24141.... (x10)
10x= 2,414141....(x10)
100x= 24,14141... (x10)
1000x= 241,414141....
-   10x=     2,414141
990x=239
x= 239/990

e)3263/10000

f) x=0,185222.... (x10)
10x=1,85222.... (x10)
100x=18,5222... (x10)
1000x= 185,222...(x10)
10000x=1852,222.....
- 1000x=  185,222.....
9000x=1667
 x=1667/9000

g) x=1,111.... (x10)
10x=11,111....
-   x=  1,111
9x=10
x=10/9

h) x=0,0111.... (x10)
10x=00,111 (x10)
100x= 001,111
- 10x=   00,111
90x=1
x=1/90

i) x=2,1222... (x10)
10x=21,222 (x10)
100x= 212,2222
- 10x=   21,2222
90x= 191
x=191/90

j) 5546/1000   simplificando por 2     2773/500
4 5 4