Respostas

2014-03-26T23:03:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Ana,

A Inglaterra e a França eram as principais potências europeias da época, havendo participado de uma guerra uma contra a outra por vários anos ( A Guerra dos Sete Anos  ), com muito gasto e perda de vidas.

Perceba, assim, que, nesse período, a economia, especialmente a francesa estava fragilizada, com uma alta dívida pública.

O problema financeiro se tornou ainda mais grave devido às péssimas colheitas daqueles anos, resultando em fome e insatisfação social.

A família real e os principais nobres viviam em uma cidade distante, o palácio de Versalhes, gastando o dinheiro da população com festas e outras diversões, mesmo quando o povo passava grandes dificuldades ( algo semelhante aos políticos em Brasilia atualmente). Para você ter uma ideia, a rainha fazia desfiles de cabelos em formas de embarcações e comprava jóias caríssimas.

Para piorar essa situação, o rei francês, o Luís XVI resolveu enviar o pouco dinheiro que ainda havia para ajudar as Trezes colônias a se tornarem independentes da Inglaterra, bem como mandando tropas também. Ele almejava, com isso, ajudar na independência daquelas colônias e, assim, enfraquecer a Inglaterra.

Ou seja, gastar ainda mais o dinheiro público para ajudar outro país enquanto a fome era um terrível problema para a população foi a gota d'água para a população, sendo um dos motivos que pioraram os problemas econômicos franceses, levaram à insatisfação popular que resultou na Revolução francesa.

Sugiro que veja, para complementar essa explicação, o vídeo " DOCUMENTÁRIO - Revolução Francesa-History Channel ", encontrado facilmente no google ou youtube.

Bons estudos!
1 5 1