"o professor perguntou aos alunos por que ,quando se tira da geladeira uma garrafa de agua gelada ,depois de algum tempo a superficie fica molhada.um aluno respondeu que isso aconteçeu porque o vidro da garrafa deixa passar um pouco de agua para o lado de fora .o professor disse que essa esplicaçao estava errada. a) Qual é a explicaçao correta para esse fato? b)Que experimento simples voce faria com a garrafa para mostrar que a explicaçao do aluno estava errada?"

1

Respostas

2014-03-27T12:13:46-03:00
Oii! Tudo bem? ^.^

Olha, é bem simples.

a) Vamos considerar duas coisas.

1 - No ar, temos moléculas de água, no estado de vapor.

2- A temperatura do copo é inferior a do ambiente.

Logo, quando as moléculas de água presentes no ar entram em contato com a garrafa gelada, elas condensam. Isto é, se tornam líquidas e se concentram na superfície da garrafa.

b) Faria um experimento onde, provasse que a água não passa pela garrafa.

1- Poderíamos encher um copo com água gelada. A temperatura deste copo irá diminuir, e se tornar mais fria que a do ambiente.

2- Em seguida, tiramos a água gelada presente no copo.

3- Mesmo sem a água, ele continuará com a temperatura inferior ao ambiente. Logo, a água presente no ar irá condensar na superfície do copo.

- Pronto! você provou que a água não passa pela garrafa!
4 4 4
a) como a garrafa esta fria, o vapor de água que existe no ar, se resfria e condensa na superficie externa da garrafa formando as gotículas que deixam a garrafa molhada.
b) Deixe uma garrafa com água dentro tampada pendurada por um fio, por.. digamos 3 anos. Ao final deste tempo não vai haver diminuição da massa ou do volume da água no interior da garrafa. Se houvessem poros por onde a água saisse, ela estria no minimo com seu volume alterado