Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-03-27T12:28:53-03:00
Arte rupestre é um fascinante significado. Por outro lado, isso não quer interpretação o arqueólogo deve estudar campo de estudo da arqueologia. dizer que não seja possível obter pistas o ambiente local e pensar como se dava a ASempre nos vemos intrigados pelos da função que estes símbolos tinham para relação dos homens da pré-histórica com belos símbolos pintados ou aquelas populações pré-históricas. Se esse entorno. Neste trabalho, o gravados, tentando imaginar que uma “tradução” é praticamente pesquisador deve partir do inventário da mensagens estariam nos transmitindo. impossível, o que o arqueólogo faz é arte rupestre e, em segunda instância, da Nas palestras que ministrei sobre o tema, chegar a uma proposta de quais funções análise dos vestígios arqueológicos sempre busquei explicar que a arte teriam estes grafismos, obtendo um levantados em escavações tradicionais. rupestre não é somente arte, pois sua sistema mais genérico de interpretação Há muito a arqueologia discute a função ia muito além da estética. Apesar da arte rupestre. possibilidade de que a arte rupestre de muito belos, os grafismos rupestres Diante disso, entende-se a arte tenha um valor religioso, mágico. Os têm a propriedade de transmitir rupestre como o registro físico da esfera símbolos rupestres poderiam ser uma mensagens, sendo quase uma forma de simbólica e ritualística daquelas espécie de magia simpática relacionada escrita. Outra possível função da arte populações que ocuparam uma com caça – onde o caçador primeiro rupestre estaria associada a práticas determinada região há milênios. Não captura a essência do animal cobiçado mágico-religiosas. Diante destas temos sua tradução, mas sabemos que se por meio de sua representação nas informações surge sempre a mesma trata de um campo simbólico porque são paredes de pedra, o que traria êxito na pergunta: é possível “traduzir” a arte desenhos que representam idéias e caçada. Em outros casos, os desenhos rupestre? valores daquelas sociedades, podendo rupestres estariam associados a formas Uma tradução dos grafismos ocupar papel também nos rituais – como de culto estelar. rupestres é impossível, pois para tanto os de iniciação ou de culto. Com base na análise dos seria necessário conhecer com precisão P a r a b u s c a r l i n h a s d e elementos e suas repetições, o os códigos que regem a composição arqueólogo francês André Leroi-Gourhan destes símbolos. Ou seja, na medida em verificou que certos povos que ocuparam que lemos um texto (como esse que determinada região da Europa na era estamos a ler) o que o nosso cérebro faz é paleolítica projetaram um pensamento traduzir em uma fração de segundos os estruturado nas paredes das grutas, onde inúmeros símbolos ali expressos, os símbolos estariam agrupados em associando os ícones gráficos com seus setores obedecendo a regras de códigos – ou seja, é assim que sabemos associações. O trabalho de Gourhan que determinado símbolo corresponde a demonstrou que, a partir do estudo da letra “A”, por exemplo. arte rupestre, é possível determinar No caso da arte rupestre temos o aspectos da cultura não material dos desenho, ou seja, o ícone gráfico, mas povos da pré-história, o que seria desconhecemos os códigos simbólicos impossível apenas com a tradicional usados pelos autores para lhe atribuir
1 5 1
2014-03-27T12:37:29-03:00
Expressão artística da Pré-história, a arte rupestre mostra-nos que a complexidade nas técnicas de pintura e escultura é uma característica antiga da humanidade. Um erro comum é associar as pinturas rupestres aos desenhos feitos pelas crianças contemporâneas. Hoje em dia, é aceito por quase a totalidade dos pesquisadores que as pinturas rupestres são uma forma de expressão artística.Ou seja as pinturas podem ser feitas por sangues,bacterias,oleos de animais.