Respostas

2014-03-27T15:03:55-03:00
Propriedades periódicas: ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica. 
Entre as propriedades periódicas temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico. 
Demonstração: a propriedade periódica eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita da Tabela, uma vez que quanto menor um átomo maior será sua eletronegatividade. 

Elementos Químicos
elementos químicos são todos os átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, tem o mesmo número atômico (Z). Por exemplo, o oxigênio é um elemento químico constituído por todos os átomos que possuem número atômico 8.
- Massa atômica (A): é a soma do número de prótons e de nêutrons que existem no núcleo de um átomo.
- Número atômico (Z): é o número de prótons ou elétrons existentes em um átomo.
 Os elementos químicos são divididos em: 
- Elementos naturais: são os elementos químicos encontrados na natureza, são átomos estáveis;
- Elementos sintéticos: são os elementos químicos produzidos artificialmente (síntese em laboratório). Podem se classificar em duas categorias, os cisurânicos e transurânicos. Os Cisurânicos possuem número atômico (A) inferior a 92. Já os Transurânicos (ou superpesados) possuem número atômico (A) superior a 92, são radioativos e instáveis.
2 3 2